Afinal, fazer corredor é proibido ou não?
Apesar de ser um assunto bastante comentado, muitos motoristas ainda têm dúvidas com relação à legislação de trânsito.
Os famosos “corredores” são aqueles espaços entre os carros onde é possível se deslocar com a motocicleta. Apesar de serem considerados extremamente perigosos, muitos motociclistas não deixam de utilizar os corredores pelo fato de que se é possível ‘cortar caminho’ através deles.
Hoje, o seu uso é considerado necessário nas grandes cidades. Pois, a moto tem como função facilitar a mobilidade com relação aos carros.
Atualmente o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) não proíbe a utilização corredores pelos motociclistas. Porém, a grande questão não é se é possível andar nos corredores, mas como os motociclistas trafegam neles. Há casos de velocidade acima de 80km/h nesses pequenos espaços onde qualquer movimento inesperado do carro ao lado pode causar um acidente.
Fique atento ao Artigo 192 da CTB:
Art. 192 – Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo: Infração grave e multa.
Como o artigo não especifica a distância mínima de segurança, a utilização de corredores não é proibida.